quarta-feira, 13 de maio de 2009

A história da DC Shoes e seus produtos na MT3 Skateshop





















“A história da DC Shoes é essencialmente a história dos tênis modernos de skate.”

Voltando ao ano de 1993 quando a DC ainda estava começando, os co-fundadores Ken Block e Damon Way estavam de acordo em cumprir uma missão: promover uma mudança significativa nos tênis desenvolvidos para a prática do skateboard, elevando a performance dos atletas a outro nível.
Em 1994 a DC Shoes introduziu ao mundo do skateboard protetores de cadarço chamados Lace Loops. Isto foi um pequeno passo para os tênis em geral, mas um grande salto para os tênis de Skate. Deste primeiro passo, a DC continuou a cumprir sua promessa desenvolvendo todos seus produtos focados na inovação tecnológica e estilo.
Nos anos seguintes, a DC começou a introduzir a marca em outros esportes de ação. Construiu uma equipe de renome mundial nos esportes: skateboard, snowboard, surf, bmx, motocross e rally. Os atletas patrocinados elevaram o nome da marca desenvolvendo e assinando produtos em conjunto com a DC, dando assim um grande apoio aos esforços promocionais.

Com a expansão da marca, foram desenvolvidos outros projetos como o Artist Projects, Double Label Projects e Remix Series. Culturalmente estes projetos são tão relevantes quanto os modelos assinados pelos atletas profissionais, demonstrando uma forte influência dos artistas de rua e músicos. Alguns formadores de opinião incluídos nestes projetos são: os artistas Kaws e Phil Frost dentro do Artist Projects e os músicos Travis Barker (Blink 182, Plus 44 e The Transplants) e Mike Shinoda (Linkin Park e Fort Minor) desenvolvendo modelos para o Remix Series.

A inovação nos projetos é prioridade para a DC e não há exemplo maior de sua eficácia como seu centro de pesquisa e desenvolvimento na neve, o Mountain Lab, próximo à Park City em Utah. No Mtn Lab os atletas de snowboard, designers e a equipe de produto trabalham juntos para manter a DC dentro de seu foco, desenvolvendo as melhores botas e roupas para a prática do snowboard.

Sempre com a cabeça voltada para suas origens, a DC é uma empresa preocupada com o desempenho do skateboard, e continua investindo no seu desenvolvimento através de iniciativas em conjunto com os atletas. Iniciativas tais como a Fundação Skate Plaza DC/Rob Dyrdek, e também a formação de uma equipe Global e equipes regionais dentro de cada área de atuação.

Quatorze anos mais tarde a DC é uma marca global e aumentou sua linha de produtos para homens, mulheres e crianças. Tênis para skateboard, lifestyle, roupas e botas para snowboard e acessórios, permanecendo verdadeira dentro de sua missão original, que é trazer mudanças significativas para a melhoria do desempenho dos atletas.

Em junho de 2007 a DC chega ao Brasil para continuar fazendo o mesmo trabalho que realiza no mundo. Montou uma forte equipe de skate formada por Alex Carolino, Filipe Ortiz e Carlos Iqui, três grandes nomes do skateboarding brasileiro, e aos poucos vai ganhando confiança para realizar um trabalho único e com um público especial para o cenário do skate mundial, que é o Brasil.